segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Onde Os Fracos Não Tem Vez

!!!!
No Xadrêz (o jogo, não a prisão), quando se analisa um jogo, lance-a-lance, os experts, anotam com exclamações as excelentes jogadas, dada a situação do jogo.
Pois bem, iniciei esse post com quatro exclamações, porque o filme é uma obra prima! Uma pérola, algo único que só poderia ter sido feito por mestres como os Cohen! (!!!!)
O filme transcorre inteirinho sem qualquer trilha sonora. É tenso, amargo, perturbador, fazendo-nos sentir com os personagens, toda emoção, angústia, revolta e sofrimento. Um bom exemplo desse tipo de filme foi feito por Sergio Leone em 1966 em "Era Uma Vez No Oeste (C'era una Volta il West)".
É sabido que a trilha sonora num filme, nos induz, quase que imperceptivelmente, a sentir, a pensar e a nos posicionarmos em relação ao que se passa na trama. Na verdade, a trilha nos leva a sentir e imaginar da forma exata que o diretor/produtor quer. Assim, imagino o quão mais difícil é fazer um filme sem qualquer trilha sonora. Ou seja, sem o artifício sonoro, o espectador, fica solto, largado à sua própria compreensão.
Devo (obrigatoriamente) destacar a atuação primorosa de Javier Bardem. Simplesmente admirável!
Tommy Lee Jones, faz o xerife sem muitos recursos da trama. Papel muito bem feito, mas isso não é novidade na carreira de Jones.
Outra atuação firme e memorável no filme é do ator Josh Brolin.
Woody Harrelson tem papel pequeno no longa, mas sua atuação não fica por menos.
Esse é um daqueles filmes que se deve ter na coleção!!!

É isso aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

Bruno Backup.